Dicas
Guaratinguetá - SP
Dicas para o pre wedding - Parte 1
Tudo o que você precisa saber para o seu ensaio fotográfico pre wedding.
Parte 1 – Motivo, locação, acessórios e horário.
Vendo alguns comentários de noivas e seguindo sugestões de alguns leitores, resolvi escrever esse artigo para dar algumas dicas pra quem vai ser fotografado (ou fotografar) em um ensaio pre wedding / pré casamento / prévias etc.
Antes de mais nada, acredito que toda noiva e todo noivo devam saber o significado e a importância de um ensaio antes do casamento. Você não sabe? Calma! Eu te explico! :)
Nós, fotógrafos especialistas em casamento, temos a nobre missão de contar histórias. Isso vai muito além de um bom equipamento, um bom ângulo e aquela pose formal em um evento clássico. Contar histórias é algo que exige relacionamento, entrega e muito trabalho duro!
O ensaio pre wedding faz parte do processo do casamento. É uma fase de amor, paixão e carinho entre os noivos e, é claro, que possui muita história envolvida.
Sendo assim, é função do fotógrafo conhecer e saber contar essa história. “Costumo dizer que, afinal de contas, vou escrever um livro com essas imagens e, como todo bom livro com uma boa história, o autor precisa conhecê-la.”
Isso vai influenciar diretamente na escolha da locação, por exemplo. Tenha certeza que será muito melhor fotografar em um local que tenha identificação com os noivos do que fotografar em um local bonito, porém, sem relevância para a história do casal.
Mas se o local for “feio”?
Quer saber a resposta? Está no trabalho do seu fotógrafo que você tanto pesquisou pra contratar! É trabalho dele fazer belas imagens em qualquer locação! Se você escolher fazer um ensaio na casa da sua avó e, de repente, lá não é tão bonito quanto você gostaria, mas existe uma carga emocional forte pra você, então confie no seu fotógrafo e ele fará um trabalho incrível assim mesmo! ;)
Seja lá qual for a locação escolhida, se tiver história e o seu fotógrafo for competente, o trabalho ficará lindo e emocionalmente forte!
Já que estamos falando de histórias, vamos falar dos acessórios?
Você costuma passear no bosque com balões infláveis? Costuma levar espumante e taças ao parque? Virou fada por ter decidido se casar? Anda por ai com coroa de flor na cabeça? Nãããooo???
Tenho uma notícia: você é normal! Ufaa!
Então esqueça essa idéia de levar acessórios para o seu ensaio. Ele serve para contar histórias reais e não inventar novas fantasias. Fica mais fácil pra você e mais real para seu fotógrafo.
Infelizmente existe uma moda no mercado que consiste em transformar os noivos em padres baloeiros... nunca entendi isso! Você, com certeza, já viu essa imagem: a noiva segurando o noivo pelos pés pra não deixar ele sair voando por estar segurando 3 balões infláveis.
Eu uso o ensaio pre wedding pra entender a essência do casal e me conectar com eles. Então nada melhor do que apenas eles pra conseguir isso.
Estamos resolvidos?
Qual o melhor horário?
Isso vai depender das idéias do seu fotógrafo e da sua disposição em se entregar a elas.
Fiz ensaios na República Tcheca e na França que foram durante a madrugada, pois as cidades que fotografei nesses países estavam tão cheias de turistas que a solução foi começar o ensaio ainda quando era noite e, de presente, vimos o dia começar em Praga e Paris. :)
Já fiz ensaio durante a hora do almoço, pois era o único horário disponível no hotel que usamos como locação, pois esse hotel tinha uma conexão muito legal com os noivos e eles fizeram questão de fazer o ensaio lá. Ficou lindo!
É claro que fazer fotos ao meio dia é muito mais complicado pelo fato do Sol estar bem acima das nossas cabeças e isso pode gerar uma sombra terrível que deixa a gente com cara de caveira, mas, mais uma vez, tudo depende da habilidade e jogo de cintura do seu fotógrafo em fazer boas fotos em qualquer locação em qualquer horário. Tem que trabalhar duro e estudar muito pra isso! Fotografia de casamento não é para fracos!
Todos nós somos condicionados a ficar sempre na zona de conforto, então é muito mais fácil fotografar no final da tarde, com uma luz bem amarelinha do Sol... mas eu acredito que se você leu tudo até aqui, significa que você não quer mais um ensaio igual ao outros milhares que você viu por ai, certo?
Então vamos fotografar com o dia amanhecendo, clareando, escurecendo, de noite, em casa, na praia, no campo ou na montanha. Onde quer que seja, com qualquer roupa e em qualquer horário. Vamos fotografar você, não seus acessórios. Vamos fotografar os sentimentos. Apenas isso!
Se quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho, será um prazer te receber e falar da minha vida, além de conhecer um pouco da sua! :)
Se você é fotógrafo e quer dar um “UP” na carreira, é só ficar ligado que em breve vou anunciar mais uma turma pra um workshop que promete transformar sua vida e sua carreira!
Tiago Carvalho